Como abrir sua escolinha de futebol do zero?

Como abrir uma escolinha de futebol banner ilustrativo de como abrir sua escola de futebol do zero?
Montar uma escola de futebol envolve o material de treino, preços e documentação, ideias para a publicidade e planejamento financeiro. É possível contratar uma franquia de escolinha de futebol, uma licença de um grande clube ou abrir um negócio independente. Nesse artigo vamos saber o passo a passo

compartilhe

Como abrir uma escolinha de futebol?
Pesquisa de mercado
Onde devo instalar minha escolinha de futebol
Qual o espaço necessário para uma escola de futebol?
Exigências legais necessárias para abrir uma escolinha de futebol
Equipe de profissionais
De que materiais eu preciso para montar uma escola de futebol?
Como eu organizo as turmas na minha escolinha?
Divulgação
Quer uma mãozinha?
FAQ

Como abrir uma escolinha de futebol?

Ninguém duvida que o futebol é a paixão nacional, jogado por milhões de brasileiros desde criança. Talvez por isso, as escolinhas que ensinam o esporte se tornaram uma oportunidade de negócio tão interessante.

Foto do Professor de futebol em primeiro plano e seus alunos em segundo plano
Abrir uma escola de futebol é um empreendimento que demanda planejamento e dedicação, mas possui também grandes recompensas.

Mas afinal como montar uma escola de futebol? Seja contratando uma licença ou franquia de escolinha de Futebol, seja abrindo uma escolinha independente, precisamos levar em conta uma série de detalhes.

Neste artigo, vamos conversar sobre os principais pontos que você precisa considerar antes de abrir uma, começando pela pesquisa de mercado.

Pesquisa de mercado

Uma pesquisa de mercado é a coleta sistemática e criteriosa de informações para orientar o empreendedor a seguir as melhores estratégias para seu negócio. É a partir dela que você entende melhor sobre seu público-alvo, a demanda por seu serviço e sua concorrência.

As formas tradicionais de se fazer uma pesquisa de mercado são entrevistas e questionários presenciais com seu público-alvo, visitas aos concorrentes e consulta a dados do IBGE ou outros institutos de pesquisa. Porém, não podemos deixar de lado a internet para entender nossos futuros clientes.

Por exemplo, com o Google Trends, podemos descobrir quais termos os internautas mais usam para encontrar o que querem.

Onde devo instalar minha escolinha de futebol

Uma questão fundamental é a localização da sua escola de futebol. Reflita sobre os seguintes pontos antes de escolher:

  • O local é de fácil acesso, tanto de carro quanto de transporte público?
  • O imóvel está regularizado na prefeitura, inclusive com IPTU em dia?
  • O valor de locação do imóvel é compatível com o que você espera ter de faturamento?

Fotos das atividades da escolinha de futebol em Vila Velha/ES

Como seu público-alvo são crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos, então considere alugar ou comprar um imóvel em bairros com muitas escolas de ensino fundamental e médio.

Qual o espaço necessário para uma escola de futebol?

O coração de qualquer escola de futebol é a quadra, onde as crianças e jovens desenvolvem seu talento com a bola e aprendem trabalho em equipe.

Por isso, é preciso de, pelo menos, uma quadra de 20m x 40m, além de vestiário, alambrado e iluminação. Se for possível, considere ter duas quadras, uma coberta e outra ao ar livre.

Fora isso, o local precisa de um espaço mínimo para guardar documentos, uniformes e equipamentos necessários para o funcionamento da sua escola. Recomenda-se também ter uma sala comercial de 50 m² para receber os clientes.

Caso você escolha adotar uma marca de um time grande, seja através de licença ou franquia de escolinha de futebol, você deverá seguir a identidade visual definida pelo licenciante ou franqueadora.

Assim, fica claro que a escolha do local de instalação da sua escola de futebol passa por etapas importantes. Seja criterioso e paciente em cada uma delas.

Exigências legais necessárias para abrir uma escolinha de futebol

A burocracia exigida para abrir qualquer negócio é a dificuldade de muitos empreendedores. Mas ela é necessária e evita que mais à frente você tenha problemas com a Administração Pública.

Por isso, via de regra, devemos contratar um contador para nos ajudar no registro da empresa, na escolha da sua forma jurídica, na inscrição frente aos órgãos públicos, entre outros pontos.

As principais etapas estão listadas a seguir, mas não deixe de consultar seu contador devidamente habilitado, porque alguns requisitos podem variar de município para município. São necessários:

  • Registrar o CNPJ na Junta Comercial;
  • Solicitar o alvará de funcionamento da Prefeitura;
  • Vistoria de Segurança do Corpo de Bombeiros Militar;
Foto do treinador de futebol e seus alunos sentados
Escolinhas de futebol são oportunidades para pequenos empreendedores.

Equipe de profissionais

O quadro de profissionais é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Em uma escolinha de futebol, não é diferente. Por isso separamos os principais cargos necessários para você abrir a sua:

1. Gerente: ele coordena as atividades administrativas, financeiras, os contratos de locação e de pessoal, a cobrança de mensalidades, as estratégias de venda e divulgação. Ele também supervisiona os professores e o administrativo.

Você enquanto proprietário pode ocupar essa função e, caso vire parceiro da Inter Academy por exemplo, terá orientação em boa parte dessas tarefas.

2. Professor: a alma de toda escolinha de futebol são seus professores, geralmente formados em educação física, ou ex-jogadores de futebol. Escolha profissionais responsáveis, pacientes e bem animados, afinal lidar com jovens demanda muito. Além disso, os professores precisam estar dispostos a receber novos treinamentos, caso o empreendedor contrate uma franquia ou licenciamento.

A escolinha não pode funcionar sem um responsável técnico com registro no Conselho Regional de Educação, o CREF. Na maioria dos casos, basta que um dos professores tenha o registro.

3. Administrativo: responsável por atender os alunos, os pais e os professores. Normalmente também é encarregado de realizar vendas através dos canais da escola (telefone, WhatsApp, redes sociais, etc). Lembre-se que esta pessoa é importante por fazer o contato quase diário com seus clientes e colaboradores.

Novamente, lembre-se de contratar pelo menos um profissional que tenha treinamento em primeiros-socorros ou então contrate uma instituição credenciada e ofereça você mesmo o treinamento.

4. Limpeza e manutenção: todo o estabelecimento precisa de limpeza e manutenção de tempos em tempos, mas para isso é possível terceirizar o serviço. Caso queira, estabeleça parcerias de divulgação com essas empresas e diminua seus custos.

De que materiais eu preciso para montar uma escola de futebol?

Para que sua escola de futebol funcione perfeitamente, tenha em mente todos os materiais necessários à prática esportiva e aos períodos de descanso. Os principais são:

  • Bolas;
  • Bombas de ar;
  • Discos de treino e cones;
  • Redes para traves;
  • Luvas;
  • Apitos;
  • Quadro branco e pilotos;
  • Bancos para descanso;
  • Bebedouro e copos plásticos;
  • Armários para o vestiário;
Imagem Ilustrativa dos materiais e equipamentos necessários para abrir uma franquia de escolinha de futebol
A compra de equipamento e o aluguel do espaço precisam ser levados em consideração.

Na maioria das vezes, os uniformes são comprados à parte ou então cobrados na matrícula, sendo uma fonte interessante de receita para o empreendedor.

Não esqueça do material de escritório:

  • Armário para arquivo;
  • Impressora;
  • Mesas e cadeiras;
  • Computador;
  • Telefone;
  • Modem de internet;

Levantar os custos e a quantidade de cada um desses itens faz parte do seu planejamento financeiro, ou seja, precisa ser feito muito antes de você abrir a escola.

Como eu organizo as turmas na minha escolinha?

As turmas são divididas por faixa etária, normalmente reservando os horários da manhã e da tarde para as crianças mais novas, enquanto que o final da tarde e a noite ficam com os adolescentes.

Considere criar turmas só para meninas e contratar uma instrutora mulher. Esse pode ser um diferencial entre você e as outras escolas da sua cidade.

Mas não faça isso sem pesquisar a disposição do seu público-alvo (pais e crianças) com relação à ideia. Isso pode ser feito tanto através das ferramentas digitais, quanto a partir de conversas com diretores de escolas e associações de pais e mestres, por exemplo.

Inter Academy Brazil inaugura unidade de Sorocaba

A duração das aulas varia entre 50min e 1h10min, porém não tome isso como uma regra rígida. Também é importante estabelecer um mínimo e um máximo de alunos para cada turma, calculando sua rentabilidade.

Divulgação

Por último mas não menos importante, temos a divulgação. Nenhum empreendimento tem sucesso sem a divulgação adequada, seja no boca a boca, seja em meios publicitários.

Portanto, você deve reservar uma parte do seu orçamento para ações de marketing. As ideias são inúmeras. Daremos apenas algumas sugestões gerais:

  • Distribuição de folders e flyers para as escolas, associações de bairro e comércio próximo à escola;
  • Dar palestras e aulas-teste em escolas de ensino fundamental e médio;
  • Participar de campeonatos entre escolas, depois de ter algumas turmas montadas e prontas;
  • Oferecer brindes para alunos que indicam amigos;
  • Criar um website e um blog
  • Criar perfis nas redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok, e publicar conteúdo regularmente.

Publicar anúncios pagos nas redes ou no Google é um assunto complexo, pois há muitas variáveis envolvidas: selecionar o público-alvo, o momento da publicação, a duração, o alcance geográfico, o tipo de conteúdo, entre outras. Por isso, não o faça sem a assessoria de um profissional.

Toda a ação publicitária é potencializada caso você opte por ostentar a bandeira de um grande clube de futebol, principalmente de um time europeu.

Primeiro porque o peso do nome já confere credibilidade e familiaridade a seu estabelecimento. Segundo porque, na maioria das vezes, o licenciante ou franqueador promove ações de marketing nacionais.

Quer uma mãozinha?

Nós sabemos que é muita coisa para se pensar antes de montar uma escola de futebol. É por isso que a Inter Academy, a escola oficial do Inter de Milão, oferece assessoria de Marketing e Comunicação ao licenciado, além de outros suportes.

A Inter Academy Brazil também oferece supervisão de professores certificados pela Inter de Milão, tem sua própria metodologia e oportunidades de estágio na Itália.

 A Inter Academy é a escola de futebol mais premiada da Itália UEFA
A Inter Academy é a escola de futebol mais premiada da Itália UEFA

Isso, é claro, sem contar com a magia que o futebol europeu confere, atraindo crianças, jovens e adultos.

Já temos unidades, em treze Estados do Brasil até data de publicação deste post, a próxima escola parceira pode ser a sua, basta você falar conosco!

Esperamos ter ajudado e nos vemos em breve.

FAQ

O que é uma pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado é a coleta sistemática e criteriosa de informações para ajudar o empreendedor a seguir as melhores estratégias para seu negócio. A partir dela é possível entender melhor o público-alvo, a demanda pelo serviço e a concorrência.

Qual o espaço para montar uma escola de futebol?

Um espaço mínimo é de 2.000 m² para duas quadras, uma coberta e a outra ao ar livre, além de vestiário, alambrado e iluminação. Fora isso, o local precisa de um espaço mínimo para guardar documentos, uniformes e equipamentos necessários para o funcionamento da sua escola. Recomenda-se também ter uma sala comercial de 50 m² para receber os clientes.

Quais são as exigências legais para se abrir uma escola de futebol?

As principais etapas são os registros da empresa nos seguintes órgãos: - Secretaria da Receita Federal (CNPJ); - Secretaria Estadual da Fazenda; - Prefeitura do Município para o alvará de funcionamento; - Junta Comercial; Também é preciso: - Vistoria de Segurança do Corpo de Bombeiros Militar; - Licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Para cada etapa dessas, precisamos atender uma série de exigências que variam de município para município, por isso não deixe de pesquisar ou se informar com seu contador.

Quais os profissionais necessários para se montar uma escola de futebol?

Os principais cargos para fazer uma escolinha de futebol funcionar são: gerente professor administrativo limpeza e manutenção Lembre-se que a escolinha não pode funcionar sem um responsável técnico com registro no Conselho Regional de Educação, o CREF. Basta que um dos professores tenha o registro. Além disso, é preciso contratar pelo menos um profissional que tenha treinamento em primeiros-socorros ou então contrate uma instituição credenciada e ofereça você mesmo o treinamento.

Para não perder nenhum conteúdo novo no blog, não deixe de se inscrever na nossa Newsletter.

Nos vemos dentro e fora das quadras!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Nós sabemos que é muita informação para assimilar. Cadastre-se no nosso boletim informativo para ler as novidades quando quiser.

ASCOM IAB

ASCOM IAB

Assessoria de comunicação da rede de escolas de futebol da Inter de Milão no Brasil.

BLOG

Posts Mais Recentes

Notícias

Webinar com Adriano Imperador

É com imenso prazer que anunciamos que a rede Inter Academy Brazil participou de um webinar com o jogador legend da Inter de Milão, Adriano Imperador.

Inter de Milão é campeã da Copa da Itália!
Notícias

Inter de Milão é campeã da Copa da Itália!

Em uma partida eletrizante no Estádio Olímpico de Roma, a Inter de Milão venceu a Juventus, por 4 a 2, na prorrogação e conquistou o título da Copa da Itália, nesta quarta-feira 11/05/2022