Como escolher as melhores franquias

Mais de 10 vantagens e desvantagens do modelo de franquias
Franquia é um modelo de negócio no qual uma empresa vende uma licença da sua marca para um empreendedor comercializar seus serviços ou produtos em novos mercados. Descubra como funciona o modelo, quais são as principais vantagens e desvantagens e se ele se adequa ao seu perfil.

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Como escolher as melhores franquias para você
O que é uma franquia
Quais as principais vantagens de se ter uma franquia?
As desvantagens do modelo de franquia
COF: o documento “raio-x” da franquia
E agora?
FAQ

Como escolher as melhores franquias para você?

Se você pensou em virar empreendedor em 2022, então já pesquisou sobre franquias. Neste artigo vamos mostrar como funciona essa modalidade de negócios, assim como suas vantagens e desvantagens.

Afinal, o modelo de franquias se adequa ao seu perfil de empreendedor? Confira a seguir.

O que é uma franquia?

Franquia (franchise ou franchising) é uma estratégia de negócio no qual uma empresa vende uma licença para que outros possam usar sua marca e assim comercializar seus serviços ou produtos.

A empresa que cede a marca é a franqueadora e o empreendedor que adquire seu direito de uso é o franqueado.

A franqueadora proporciona um modelo de negócio a ser seguido pelo franqueado, que inclui conhecimento operacional (know-how), treinamento, rede de distribuição, identidade visual, marketing, suporte, entre outros.

Em contrapartida, o franqueado paga uma taxa mensal chamada royalties, que corresponde a um valor fixo ou um percentual sobre o faturamento líquido.

Além disso, existe a taxa de franquia, um valor pago no momento da contratação e da renovação do contrato, e a taxa de publicidade, para financiar ações de marketing que beneficiam a todos da rede.

Apesar da relação jurídica e comercial entre franqueadora e franqueado, este último não é um empregado da empresa, ou seja, possui autonomia para gerir seu negócio contanto que siga a padronização e as diretrizes da marca.

Quais as principais vantagens de se ter uma franquia?

As principais vantagens de se ter uma franquia, como você já deve imaginar, as principais vantagens de adquirir um modelo de negócio pronto e uma marca estabelecida.

Isso se desdobra em uma série de benefícios e explica por que o franchise faz tanto sucesso:

Produtos e/ou serviços:

  • Os produtos e/ou serviços oferecidos pela franquia foram previamente desenvolvidos e testados em várias localidades.
  • O empreendedor não precisa arriscar seu capital para conceber um produto e/ou serviço do zero e então colocá-lo à prova em um mercado extremamente competitivo.

Know-how:

  • Os processos operacionais, o famoso know-how, já estão desenhados.
  • O franqueado tem diretrizes sobre o que fazer no dia a dia do negócio, assim pode se concentrar em captação de clientes, controle de qualidade e campanhas de marketing, por exemplo.

Fornecedores:

  • O franqueado tem acesso a uma rede de fornecedores homologados, poupando o empreendedor de construí-la do zero.
  • Algumas vezes, a própria franqueadora fornece os produtos a serem revendidos, tira seu lucro disso e não cobra royalties.

Reconhecimento:

  • O reconhecimento da empresa pelo público contribui muito para o sucesso do negócio.
  • A maioria dos futuros clientes já teve algum contato com a marca, seja porque consumiu os serviços e/ou produtos, seja através de publicidade ou de indicações do seu círculo social.

Suporte

  • O franqueado pode receber da empresa franqueadora suporte comercial, jurídico, de marketing, consultoria para gestão e até mesmo auxílio para escolha do local do estabelecimento.
  • Isso evita que a nova unidade cometa erros já vivenciados pela franqueadora ou por outras unidades. Porém a extensão do suporte varia de marca para marca, por isso a pesquisa inicial é tão importante.

Previsibilidade

  • Por meio de um documento obrigatório chamado Circular de Oferta de Franquia (COF), as franquias tornam públicas as projeções financeiras e custos de uma unidade padrão. Falaremos mais da COF adiante.
  • Isso auxilia o empreendedor a avaliar sua capacidade financeira, calcular seus riscos e alinhar suas expectativas em relação ao negócio.
  • Por exemplo, para a Cacau Show o valor do investimento inicial é a partir de R$59.900, o que inclui a taxa de franquia, reformas do espaço e aquisição inicial de produtos, enquanto que o tempo esperado para retorno do investimento varia entre 18 e 24 meses.

 

Investimento Cacau Show

 

Variedade

  • Atualmente temos uma variedade imensa de empresas que buscam parceiros nesse modelo de negócio. Assim, se existe um setor do mercado que você tem interesse em atuar, provavelmente ele tem pelo menos algumas opções de sucesso.

As desvantagens do modelo de franquia

Antes de adotar o modelo de franchise em 2022, é fundamental ter consciência de possíveis desvantagens. Elas dizem respeito, sobretudo, ao perfil do empreendedor e devem ser levadas em conta na hora de decidir.

Padronização

  • A padronização dos produtos, serviços, fornecedores e da gestão como um todo às vezes é visto como uma desvantagem, pois tira certa liberdade do proprietário da unidade.
  • Se seu perfil de empresário é ser inovador e arrojado, buscando criar um serviço “fora da caixa” ou um produto completamente novo, a padronização desse modelo será um empecilho.

Supervisão da franqueadora

  • Todo franqueado precisa informar regularmente uma série de dados para a franqueadora. Por exemplo, os royalties são calculados com base no faturamento líquido, então esse dado será repassado todo mês à central.
  • Além disso, a franqueadora fica atenta às operações das unidades franqueadas como um todo, então é necessário se acostumar a inspeções e orientações de tempos em tempos.
  • Se você se sente desconfortável dividindo informações sensíveis do seu negócio ou dando satisfação de certas ações quando necessário, então é necessário pensar bem antes de escolher pelo franchise.

Atualização

  • Novas tecnologias e novas demandas surgem a todo momento no mercado, o que leva as empresas a mudar pelo menos alguns aspectos do seu negócio com certa frequência.
  • Os franqueados precisam estar dispostos a estudar e se atualizar, sempre que novos produtos, serviços, fluxos, plataformas ou procedimentos surgirem na estratégia da franqueadora.

Taxas

  • Como já foi dito, nesse modelo de negócio é necessário arcar com taxas pagas à franqueadora. Elas correspondem não apenas ao lucro dos idealizadores da empresa, mas também ajudam a remunerar o suporte oferecido aos franqueados.
  • Normalmente elas são: (I) os royalties, porcentagem paga mensalmente com base no faturamento (geralmente 5%); (I) a taxa de franquia, cumprida na contratação e na renovação do contrato de franquia; e (III) a taxa de publicidade, para financiar ações de marketing que impactam a marca como um todo.

Tudo isso se encontra no COF, então falaremos dele agora!

COF: o documento “raio-x” da franquia

A Circular de Oferta de Franquia é uma espécie de pré-contrato que candidatos a franqueados tem acesso, no qual a empresa franqueadora relata os pontos principais da marca e da sua relação com os futuros parceiros. Vejamos o que achar na COF:

Intervalo de tempo

  • A apresentação da COF é obrigatória e deve acontecer pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato propriamente dito, assim como determina a Lei de Franquias (13.966/19).
  • Esse intervalo de tempo foi pensado para garantir que os candidatos tenham tempo hábil para pesquisar melhor tudo que a franqueadora oferece e espera de volta do franqueado, ou seja, os deveres e direitos de ambas as partes.

Finanças

  • Na COF, a empresa também apresenta seus balanços financeiros dos últimos dois exercícios fiscais, ou seja, dos últimos dois anos contábeis fechados.
  • Dessa forma o candidato pode ter consciência da saúde financeira da empresa, afinal ela prestará suporte a ele, será encarregada da maioria das ações de publicidade e é quem de fato é responsável pela marca.
  • Além disso, o documento especifica os valores das taxas que já mencionamos e estima valores para capital de giro inicial e tempo para retorno do investimento.

Relação de franqueados

  • A COF apresenta uma lista de franqueados ativos e daqueles que se desligaram nos últimos 12 meses, incluindo o e-mail e telefone deles.
  • Uma prática recomendável é entrar em contato com os dois tipos de franqueados, ativos e desligados, e tirar todo tipo de dúvida em relação ao negócio.

Informações jurídicas

  • A empresa é obrigada a esclarecer na COF qualquer pendência jurídica relacionada ao uso de sua marca. Por exemplo, se ela ainda estiver registrando seu nome no INPI, ela precisa informar o status de registro e o número de entrada.
  • Porém, ela não precisa tornar público um processo trabalhista ou outra situação jurídica não relacionada à utilização da marca em si. Para obter essa informação, o candidato precisa pesquisar em outros órgãos, como o SERASA ou a Justiça do Trabalho.

Suporte

  • A COF descreve quais atividades de suporte a franqueadora vai oferecer aos seus franqueados: treinamento, consultoria, campanhas de marketing, apoio jurídico e com qual frequência o fará. Tudo isso estará discriminado no pré-contrato.
  • Por fim, é necessário ficar claro que, só porque você recebeu a COF, isso não obriga você a seguir com o negócio. Encare esse documento como uma oferta detalhada, não como um compromisso ou algo vinculativo.

E agora?

O próximo passo é pesquisar franquias. Lembre-se que você deve dar preferência a um setor do seu interesse pessoal, afinal trabalhamos melhor naquilo que gostamos.

Você pode fazer isso nos vários portais de franquias na internet, em feiras da ABF (Associação Brasileira de Franquias) ou até mesmo diretamente em alguma loja que você tenha afinidade.

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Esperamos que tenha gostado e nos vemos em breve!

FAQ

O que é franquia?

Franquia (franchise ou franchising) é uma estratégia de negócio no qual uma empresa vende uma licença para que outros possam usar sua marca e assim comercializar seus serviços ou produtos.

Qual a diferença entre franqueadora e franqueado?

No franchise, a empresa que cede a marca é a franqueadora e o empreendedor que adquire seu direito de uso é o franqueado.

O franqueado é um empregado da empresa?

Não. No modelo de franchise, o empreendedor é dono da nova unidade e possui autonomia para gerir seu negócio contanto que siga a padronização e as diretrizes da marca.

O que o franqueado paga à franqueadora?

O franqueado paga uma taxa mensal chamada royalties, que corresponde a um valor fixo ou um percentual sobre o faturamento líquido. Há também a taxa de franquia, paga no momento da contratação e da renovação do contrato, e a taxa de publicidade, para financiar ações de marketing que beneficiam a todos da rede.

O que é o suporte da franqueadora?

A franqueadora oferece uma série de suporte aos seus franqueados: comercial, jurídico, de marketing, consultoria para gestão e até mesmo auxílio para escolha do local do estabelecimento. Porém a extensão do suporte varia de marca para marca.

O que é COF?

COF significa Circular de Oferta de Franquia. É uma espécie de pré-contrato que candidatos a franqueados tem acesso, no qual a empresa franqueadora relata os pontos principais da marca e da sua relação com os futuros parceiros.

Eu posso contratar uma franquia sem ter acesso à COF antes?

Não. A apresentação da COF é obrigatória e deve acontecer pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato propriamente dito, assim como determina a Lei de Franquias (13.966/19).

Qual é o capital necessário para abrir uma franquia?

O capital necessário muda de franquia para franquia, variando entre R$10.000, para franquias que não precisam de lojas físicas, e mais de R$1.000.000, no caso de marcas internacionais.

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Assessoria de comunicação da rede de escolas de futebol da Inter de Milão no Brasil.

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