Inter Academy na África: muito mais que futebol!

Inter Academy na África: muito mais que futebol!

compartilhe

O futebol muda vidas, especialmente em regiões mais pobres como o continente africano. Representantes da Inter Academy Angola desembarcaram em Yaoundé, capital de Camarões, compartilharam suas experiências nas terras camaronesas para mostrar que as nossas escolinhas vão muito além de formar atletas. Confira aqui o relato deles:

“Estamos muito felizes com o que o Inter Campus fez pelas nossas vidas”, disseram Gouveia Caquezo, Manuel Quarta e Mateus Songue, representantes da Inter Academy Angola. “Graças ao projeto no desenvolvimento de projetos de resiliência por meio do futebol, isso  nos permitiu conhecer pessoalmente nossos colegas e amigos africanos pela primeira vez. Isso ocorre após dois anos de reuniões online e trabalho remoto.”

“Para nós, treinadores angolanos, esta foi a primeira viagem para fora do nosso país, longe das nossas famílias, mas estreitando laços com outros projetos Nerazzurri. Foi uma experiência especial, ninguém falava português, o que dificultou as coisas inicialmente, mas logo percebemos que a língua não é barreira quando se trata de crianças jogando futebol. Treinamos crianças de Douala e Yaounde em Camarões e foi útil poder compartilhar experiências e ideias com outros treinadores de outros países como Uganda, Camarões e Congo, conhecer outras culturas e aprender a respeitá-las e apreciá-las por meio de experiências comuns”.

O tema da resiliência nas crianças, o seu desenvolvimento e o seu percurso educativo para a adolescência e idade adulta foram abordados nesta viagem aos Camarões. Cada delegação trouxe o seu ponto de vista e a sua experiência, respeitando o dos outros com o objetivo comum de encontrar um caminho de aprendizagem para as crianças através do futebol.

“Pensamos que aspetos como otimismo, confiança, dar e perceber apoio aos pares, tolerância e gerir emoções podem ajudar as crianças africanas neste período difícil, em que muitas relações sociais foram limitadas devido à pandemia.

“Quando chegámos a Yaoundé fomos convidados para comer num restaurante e vivemos um intercâmbio cultural à mesa entre as várias delegações presentes. Ficamos muito surpresos ao descobrir que é tradição camaronesa comer com as mãos, principalmente quando se trata dos pratos mais típicos.

“Também assistimos a um show musical onde um dos cantores mais famosos de Camarões se apresentou ao vivo; foi emocionante descobrir sobre as danças e músicas tradicionais locais. Também participamos da Roda da Amizade: uma experiência típica da educação africana onde cada treinador falou sobre os resultados positivos da jornada das crianças e treinadores dentro do projeto Inter Campus e as consequências na vida de todos; em seguida, cada participante compartilhou sua experiência do Inter Campus em seu próprio país e, apesar das diferentes línguas, conseguimos nos entender e compartilhar aspectos de nossas culturas e como este projeto está nos ajudando.”

“Terminamos a visita ensinando às crianças camaronesas uma dança típica angolana; foi muito bom ver as crianças dançando e cantando em português, o que prova o poder extraordinário que a cultura africana possui!”

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Nós sabemos que é muita informação para assimilar. Cadastre-se no nosso boletim informativo para ler as novidades quando quiser.

ASCOM IAB

ASCOM IAB

Assessoria de comunicação da rede de escolas de futebol da Inter de Milão no Brasil.

BLOG

Posts Mais Recentes

Notícias

Webinar com Adriano Imperador

É com imenso prazer que anunciamos que a rede Inter Academy Brazil participou de um webinar com o jogador legend da Inter de Milão, Adriano Imperador.

Inter de Milão é campeã da Copa da Itália!
Notícias

Inter de Milão é campeã da Copa da Itália!

Em uma partida eletrizante no Estádio Olímpico de Roma, a Inter de Milão venceu a Juventus, por 4 a 2, na prorrogação e conquistou o título da Copa da Itália, nesta quarta-feira 11/05/2022