Escola de futebol na Venezuela: a história de Juliette e Wendhris

Escola de futebol na Venezuela: a história de Juliette e Wendhris

compartilhe

A Inter Academy transforma a vida de diversos jovens no mundo todo não somente incentivando-os a praticar atividades físicas, mas também mudando a história de vida de vários de seus alunos e alunas. Conheceremos agora a história das alunas venezuelanas Juliette e Wendhris, oriundas da maior favela da América, que fica em Petare, Venezuela:

Como todos em Petare, as famílias de Juliette e Wendhris ganham apenas alguns dólares por mês: o equivalente a alguns quilos de arroz, meio frango e alguns vegetais. Encontrar um emprego é muito difícil porque há poucas perspectivas.

Juliette e Wendhris – de 14 e 17 anos – chegam ao campo com suas filhinhas nos braços. Elas participam do treinamento do grupo feminino e deixam as filhas fora de campo com alguém da comunidade. Os pais estão lá, sim, no sentido de que ainda estão vivos, mas quem sabe onde e com que objetivos.

Os companheiros das duas meninas mal podem esperar para correr até os recém-nascidos e abraçá-los um pouco. Eles entendem que daqui a alguns meses eles podem estar na mesma situação e talvez precisem de ajuda também; também entendem que na Venezuela não há proteção à maternidade, à dignidade da mulher, por provavelmente terem sido vítimas consentidas de uma boa noite sem garantias sobre o amanhã.

Talvez uma das poucas proteções seja o Inter Campus, entendido como um grupo reconhecido, estruturado, uma família identificada com uma cor, na verdade duas cores, e uma camisa.

Graças ao apoio de algumas organizações locais, uma refeição quente e algumas bebidas chegam ao final de cada treino, e são organizados momentos educativos específicos para orientação sexual, já que a gravidez precoce e a ausência de uma figura paterna estável são agora a norma.

Escola de futebol na Venezuela: a história de Juliette e Wendhris

Hoje, no grupo Inter Campus, apenas duas são mães, e isso já é um sucesso: a cortina de proteção do projeto Nerazzurri faz a sua parte, na mitigação da violência doméstica, na prevenção da discriminação de gênero e no identidade, além de um nome, sobrenome e idade.

O que parece um caminho acelerado para a vida adulta talvez seja, na verdade, uma fase esgotada da vida que não espera, que persegue seus instintos e acaba sendo vítima das desigualdades sociais e da pobreza.

As filhas de Juliette e Wendhris logo crescerão com suas mães, que passarão pela plena adolescência e depois pela idade adulta, idade que talvez já seja alcançada por experiências e por serem mulheres de família sem ter uma família completa ao seu lado.

Então fica o Inter Campus, que talvez compense um pouco essa ausência, com o amor que traz e o respeito que vem com isso. Enquanto isso, esperamos que as meninas cresçam e se juntem aos nossos sorrisos.

Fonte: Traduzido do site oficial da Internazionale em inglês.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Nós sabemos que é muita informação para assimilar. Cadastre-se no nosso boletim informativo para ler as novidades quando quiser.

ASCOM IAB

ASCOM IAB

Assessoria de comunicação da rede de escolas de futebol da Inter de Milão no Brasil.

BLOG

Posts Mais Recentes

Notícias

Webinar com Adriano Imperador

É com imenso prazer que anunciamos que a rede Inter Academy Brazil participou de um webinar com o jogador legend da Inter de Milão, Adriano Imperador.

Inter de Milão é campeã da Copa da Itália!
Notícias

Inter de Milão é campeã da Copa da Itália!

Em uma partida eletrizante no Estádio Olímpico de Roma, a Inter de Milão venceu a Juventus, por 4 a 2, na prorrogação e conquistou o título da Copa da Itália, nesta quarta-feira 11/05/2022